licitação

Estudos técnicos sobre a Gare vão mapear os danos do prédio

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Estação Ferroviária do município faz parte de um projeto do Poder Executivo que quer revitalizar o Centro Histórico da cidade

A prefeitura de Santa Maria lançou, ontem, licitação para contratar uma empresa para fazer levantamentos, estudos, avaliações e quantificações técnicas da Gare da Viação Férrea. O objetivo do Executivo é garantir subsídios para a revitalização da Estação Ferroviária. A licitação será aberta no dia 9 de setembro, e, após conhecer a empresa vencedora do processo, o prazo para a conclusão dos serviços é de 90 dias.

Conforme a planilha orçamentária, serão investidos mais de R$ 68,6 mil nesta etapa, por meio de emenda impositiva do vereador Manoel Badke (DEM). A empresa deve ser ligada à preservação de bens patrimoniais, já que irá elaborar documentos técnicos que subsidiarão os projetos e a execução das obras.

Valdeci Oliveira cobra resultados do Auxílio Emergencial Gaúcho

O Termo de Referência da licitação prevê serviços preparatórios, como limpeza e remoção da vegetação, levantamentos arquitetônicos e estruturais, além do estado de conservação do prédio, e diagnósticos a partir da análise construtiva e estética.

Também está previsto no edital que a empresa apresente as alternativas de conservação, a técnica a ser adotada e a definição dos materiais para a revitalização - como estrutura do telhado e da plataforma. Com estas e outras informações reunidas, a empresa fará o mapeamento dos danos da estrutura.

Liberdade Econômica é ganho real ao empreendedorismo local

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico, a Gare é uma prioridade do governo municipal, e o futuro do espaço será discutido com a comunidade:

- Este estudo é fundamental para que, posteriormente, embasem os projetos complementares, como hidráulico e elétrico. É um passo importante dado pela prefeitura. Mais uma vez reforçamos que a Gare é uma prioridade do governo municipal, que quer devolver à comunidade um espaço revitalizado - diz Ticiana.

TOMBAMENTO

Inaugurada no final do século 19 e começo do século 20, a Gare da Viação Férrea - que tem em sua arquitetura elementos neoclássicos nas janelas e portas - foi tombada pelo patrimônio histórico do Estado e do município, e é considerada um Bem Patrimonial Ferroviário em âmbito federal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uso de máscara de proteção  em discussão no Legislativo Anterior

Uso de máscara de proteção em discussão no Legislativo

Valdeci Oliveira cobra resultados do Auxílio Emergencial Gaúcho Próximo

Valdeci Oliveira cobra resultados do Auxílio Emergencial Gaúcho

Política